quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Donzela de Ferro e a História: Iron Maiden (1980)

A partir de hoje estréia no blog uma nova série de postagens sobre o Iron Maiden e os fatos históricos por trás de cada álbum da Donzela. A série foi criada pelo Ricardo Heavynick do blog História e Caos. Agradeço ao Ricardo por ter autorizado as postagens aqui no blog e espero que vocês gostem e aproveitem  cada detalhe, pois é resultado de um trabalho minucioso.

Por Ricado Heavynick (História e Caos)

Quem é fã da Donzela de Ferro sabe o quanto estes caras tem carregado em suas letras passagens históricas, além de citações de autores como Shakespeare, mitologias e muito mais.

Claro, devemos muito destas letras a Steve Harris e Bruce Dickinson - que além de piloto de avião, esgrimista, roteirista, vocalista do Iron Maiden, palestrante, também é historiador. E, de certa forma, entrar no mundo do que estas letras dizem sobre a história é entrar um pouco na mente destes caras.

Mas não nos percamos assim em sua genialidade somente, tudo aquilo que os boys Nicko, Dave, Adrian e Janick fazem juntos, é motivo de admiração.

Mas que passagens são estas? O que há por trás disso tudo?

Não vamos conseguir todas as respostas, mas analisando letra por letra e pesquisa aqui e acolá, conseguimos algo de interessante. Embarquem nesta viajem. Let's Run Free!! 


Iron Maiden - Iron Maiden (1980)

O álbum começa com Prowler, e quer dizer algo como "perambulador" ou alguém que se esgueira atrás de algo (verbo prowl). Na música temos um cara observando e desejando mulheres.

Remember Tomorrow, Di'Anno escreveu em homenagem ao avô, é tudo que se sabe. Analisando a letra, pode-se imaginar que o avô foi dele foi piloto, inclusive algumas fontes sugerem que ele foi piloto da Força Aérea Real (Royal Air Force) na Segunda Guerra Mundial.

A RAF surgiu em 1918 e foi muito proeminente na II Guerra Mundial. É a segunda maior atualmente na OTAN, ficando atrás apenas da USAF (Força Aérea dos EUA). A RAF responde às ordens do ministro britânico da defesa.

Supermarine Spitfire Mk VA


Durante a guerra, a RAF enfrenteou a força aérea alemã, Luftwaffe na batalha da Grã-Bretanha. Foi a primeira batalha da história com aeronaves.

O fim desta batalha, vencida pelos ingleses, levou Winston Churchill a dizer: "Never, in the field of human conflict, was so much owed by so many to so few (Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram a tão poucos".

O som Running Free segundo Paul Di'Anno é uma espécie de autobiografia de quando ele era jovem.


O álbum segue com Phantom Of The Opera que é romance do francês Gaston Leroux de 1910 - nome original Le Fantôme l'Operá. Esta obra foi adaptada para o cinema e teatro várias vezes e atualmente é o musical mais visto no mundo, com adaptação de Sir Andrew Lloyd Weber, superando Cats, dele mesmo.

Sobre o romance, recomendo que assistam o filme - aqui o trailer de The Phantom Of The Opera (2007)

A instrumental Transylvania é o som seguinte. Esta região romena é muito conhecida graças a Vlad III, Príncipe (Voivoda) da Valáquia, ou mais popularmente conhecido como Vlad o Empalador ou Drácula. Ele foi príncipe de 1456 até 1462 (época do apogeu do império Otomano) 1448 e 1476.

Bran Castle na Transilvania - Conhecido habitualmente como "O Castelo de Drácula"

Vlad era um cavaleiro cristão e enfrentou os turcos e seu próprio irmão Radu. Ele utilizava de métodos cruéis contra inimigos, principalmente o empalamento - para quem não saber, empalar é um método de tortura onde se enfia uma estaca no ânus, vagina ou umbigo e ela atravessa todo o corpo. Haviam métodos que impediam que a pessoa morresse imediatamente após a inserção, para que ela sofresse mais algumas horas de dor.

O irlândes Bram Stoker (1847 - 1912) após estudar folclore europeu e histórias de vampiros, lançou em maio de 1896 sua magum opus, Drácula.

Strange World parece falar de drogas. Fala do seu mundo perfeito e diferente, que está aqui mas não está, enfim. Porém quando sabe-se que a letra foi escrita por Steve Harris, essa tese cai por terra, ele é muito certinho (ou não.)

Sanctuary parece alguém que cometeu um crime e precisa de um refúgio em um santuário. Entre os séculos XIV e XVII, um criminoso que se refugiasse em um santuário, não podeira ser preso, segundo a lei inglesa.

Capa do single "Sanctuary", lançado em 23 de maio de 1980.

A música Charlotte The Harlot é a primeira parte da "The Charlotte Saga", que carinhosamente chamaremos de "Saga da Dama" - pra não criar nenhum mal estar com ninguém. As outras músicas desta saga são 22 Acacia Avenue (do disco The Number Of Beast), Hooks On You (No Prayer For The Dying) e From Here To Eternity (Fear Of The Dark). Se bem que muita gente discute se as duas últimas de fato fazem parte desta saga - o fato é que pelo menos uma delas toma parte.

Charlotte é uma prostituta de East End, Londres.

East End fica à leste do Muro (Medieval) de Londres e ao Norte do rio Tâmisa. Foi uma das áreas que mais sofreram com os bombardeios na segunda Guerra Mundial. Antes disso a área já era uma das mais pobres do Reino Unido (e ainda é), onde se concentravam os imigrantes e as pessoas que viviam nas favelas do centro, que tiveram que sair devido as construções das docas e de um terminal ferroviário.

[Neste link a visão do London Wall até Brick Lane com o rio Tâmisa (Thames) logo abaixo].

Iron Maiden é aquela música que os caras vão tocar para sempre, por que represente aquilo que o Maiden é; eles fazem o público sangrar de alegria!

Instrumento de Tortura Medival (Iron Maiden)

Iron Maiden foi um instrumento medieval de tortura com lanças dentro e na porta, conforme a porta vai fechando... bem, dá pra imaginar o que acontece. Não, não dá! As lanças atingem órgãos vitais, a pessoa morre de asfixia ou hemorragia um tempo depois. [Obs.: No último show de Bruce Dickinson com o Iron Maiden em 28 de agosto de 1993 da turnê Raising Hell, Bruce foi "morto" dentro de uma dessas "donzelas de ferro", graças ao ilusionista Simon Drake, que foi contratado para os efeitos especiais deste show].

Iron Maiden também é como era conhecida a ex-ministra britânica Margaret Thatcher.

Capa do single Women In Uniform, com Margaret Thatcher ilustrada
segurando uma metralhadora, preparando-se para atacar Eddie, lançado no disco
Killers (1982).

Depois deste álbum, o guitarrista Dennis Stratton deixa a banda (ou é convidado a retirar-se) e é substituído por Adrian Smith.

No álbum, a ordem das músicas poderá mudar, dependendo de onde ele foi lançado. Na primeira versão não está incluída a faixa Sanctuary. Abaixo o album na integra, com as faixas bônus, lançado em 1995.


Iron Maiden (1980)

1. Prowler
2. Remember Tomorrow
3. Running Free
4. Phantom Of The Opera
5 Transylvania
6. Strange World
7 Charlotte The Harlot
8. Iron Maiden

Bônus Tracks

1. Sanctuary
2. Burning Ambition
3. Drifter (live)
4. I've Got The Fire (live Montrose Cover)

Formação
Steve Harris - Baixo e Backing Vocals
Dave Murray - Guitarra
Paul Di'Anno - Vocalista
Clive Burr - Bateria
Denis Stratton - Guitarra e Backing Vocals


2 comentários:

  1. poxa cara ficou massa ae o/
    vamos espalhar a mensagem do Maiden internet afora!

    ResponderExcluir
  2. Estou preparando o segundo post, vai entrar no ar esta semana. Obrigado pela autorização bitcho!

    ResponderExcluir